ANTIDEPRESSIVOS

Sinopse:
Basílio e Clara é um casal de hipocondríacos, viciados em remédios, com “mania” de doenças, colecionadores de receitas médicas e que estão permanentemente em conflito consigo mesmos. Basílio vive assustado com a possibilidade de vir a ter um enfarte e reza para que tenha uma morte calma. Clara vive à procura de suas receitas médicas que nunca encontra onde as colocou e inferniza Basílio acusando-o de articular palavras inóspitas que podem atrair o mal. Assim se toleram numa alta dosagem de tédio e estresse.

A modernidade trouxe ao Homem mais conforto e comodidade com os avanços tecnológicos e suas engenhocas eletroeletrônicas, mas trouxe também os distúrbios psicológicos, as doenças psíquicas e o desequilíbrio emocional. O mundo ficou mais acelerado, globalizado, impessoal. O Homem perdeu suas referências, seus valores, suas perspectivas de realização e sente-se frustrado por se sentir de fora do “sucesso” e do falso mundo mágico, sempre feliz e glamouroso que a ditadura da mídia impõe dia após dia. Pensamentos maléficos, palavras inóspitas, estresse, ansiedade e depressão são as conseqüências disso, desencadeando as doenças físicas. A solução são os ANTIDEPRESSIVOS: acalmam, relaxam, alienam, mas seu uso continuado traz a dependência, a necessidade de doses maiores, de novos medicamentos e a sensação de estar sempre doente. É a hipocondria.
“O Hipocondríaco luta... Luta intensamente contra a doença, até alcançar a faixa-preta”
Este é o tema da peça.  A necessidade cada vezmaior de se usar medicamentos para resolver os seus problemas e suas insatisfações, tornando-se, assim, um círculo vicioso.
É um texto inédito de Gustavo Sibem, mesmo autor de ”Sete Palmos”, que estreou em 2009, neste mesmo espaço, com a direção de Fernando Neves e que retorna também em agosto para uma nova temporada.

 

FICHA TÉNICA
Autor e Diretor: Gustavo Sibem
Elenco: Sérgio Carrera e Maitê Poli
Iluminação: Karina Camilo
Figurino: Sérgio Carrera
Foto: Alexandre Diniz
Produção Executiva: Jorge Melo
Música Tema: Kelvin Alves, Guilherme F. Pelicciollie Alex Dal Pizzol
Arte Visual: Jônatas Luiz, Joel Carbonera e Juliana Soares
Realização: Projetovoraz da Pompacomica

.